Quem sou eu

Minha foto
"Aceitar-me plenamente? É uma violentação de minha vida. Cada mudança, cada projeto novo causa espanto: meu coração está espantado. É por isso que toda minha palavra tem um coração onde circula sangue" (Um sopro de vida - Clarice Lispector)

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Redação de vestibular!!

Vou postar aqui a redação que escrevi para o vestibular. Nem sei como me saí, mas achei interessante o assunto e eu, particularmente, gostei! Espero que os avaliadores tb gostem!! (PS: desculpem se tem erros gramaticais)

A violência como reflexo da desigualdade

Um dos grandes males que atinge a sociedade atual é a violência crescente. A rotina é alterada em função da criminalidade, que não permite mais que as pessoas saiam de casa com tranquilidade nem realizem determinadas atividades que há pouco tempo eram comuns.
O aumento da violência é assustador, especialmente entre os mais jovens. Acredita-se que são eles as maiores vítimas, mas também os maiores promotores desta situação. E a explicação talvez se encontre na deficiência que existe na educação, e na enorme desigualdade social.
O país tem investido em políticas educacionais, mas ainda não são suficientes. É preciso sim garantir o acesso à escola, mas que esta seja agente de transformação. Mais do que conteúdos, precisa ensinar a pensar e a enxergar o outro, e não fomentar a visão individualista e competitiva da sociedade.
Percebe-se também um grande avanço tecnológico, a vida sendo simplificada e fcando cada vez mais cômoda. Mas paralelo a isso as pessoas estão desaprendendo a lidar com o ser humano. É a ganância do muito "ter" massacrando a exigência do "ser". E a violência se apresenta como um reflexo dessa desigualdade gritante, dessa desvalorização da pessoa. Fala-se em liberdade mas compram-se alarmes, cercas elétricas e carros blindados.
Diante desta realidade torna-se urgente pensar em uma política de inclusão, que combata os sintomas e não as consequencias. Que a vioência seja combatida não com o aumento de muros e prisões, mas com o esforço em proporcionar a todas as pessoas uma vida digna e de qualidade.

Um comentário:

Juh Rangel°° disse...

Uma boa reflexão, de tema acessível!
Eu tenho problemas com redações, escrevo horrores!
Uhuashuahsuahsuah/

BjOo ;*

E boa sorrrte!!!!