Quem sou eu

Minha foto
"Aceitar-me plenamente? É uma violentação de minha vida. Cada mudança, cada projeto novo causa espanto: meu coração está espantado. É por isso que toda minha palavra tem um coração onde circula sangue" (Um sopro de vida - Clarice Lispector)

terça-feira, 1 de junho de 2010

Ontem vivi um dia muito especial ao lado de pessoas muito especiais. Sabem, queridos amigos e leitores deste blog, muitas vezes na minha vida eu me questionei a respeito das minhas escolhas. Especialmente a escolha de ter uma vida pastoral ativa ligada a Igreja Católica. Não foram poucas as vezes em que pensei coisas do tipo "o que eu estou fazendo aqui?". A gente sabe que não é fácil se envolver de fato. Isso gera muitas críticas, muitas incompreensões. As pessoas pensam que por tu optar por uma vivência de igreja tu abra mão de sair, namorar, ter amigos e por aí vai. Mas não é assim. Realmente não é. E eu sou muito feliz por tudo o que vivo. Trabalhar como secretária na paróquia nunca foi apenas um trabalho, mas estar num lugar que me realiza a cada dia. Eu realmente amo o que faço. Ontem, mesmo com o frio, com a chuva que ameaçava cair, fomos as 9h para a chácara dos salesianos, fazer um retiro de catequistas. Ainda no sábado eu pensei "puxa, como queria ter esse domingo pra ficar em casa" (tendo em vista que daqui para frente só terei domingos livres em julho), mas levantei cedo e estava lá. E peço perdão a Deus pela minha preguiça e má vontade as vezes de fazer as coisas. Foi um dia realmente especial. refletimos sobre a Trindade - Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Uma das coisas que mais me marcou foi ouvir a Ir. Meridiane dizer que o outro é o verdadeiro sacrário de Deus. Puxa vida... isso é realmente assustador. Eu lembrei de outra passagem bíblica onde Jesus chama os homens de hipócritas e diz "se não és capaz de amar o teu irmão a quem vês, como poderás amar Deus, a quem não vês" (é mais ou menos isso). Acho q o q eu trouxe comigo de lá foi esse sentimento de aprender a amar, entender, aceitar e respeitar as pessoas do jeito que elas são. Quero passar isso para a prática, para o meu dia a dia, mas como é dificil. Como é complicado amar algumas pessoas... aquela que fala mal de mim pelas costas, aquela que fica procurando meus erros para criticar, aquela que conviveu comigo pouco tempo, mas o suficiente para deixar marcas profundas em mim, e marcas muito negativas, aquela que estava sempre me ajudando e de repente me apunhalou covardemente (mas não conseguiu êxito no que fez), aquele em quem confiei tanto, a quem quis tanto bem, e que se tornou tudo o que eu menos imaginava, ou aquele que deveria me cuidar, me amar e no entanto não se importa com nada e deve ter perdido meu número de telefone. São tantas pessoas .. que desafio amá-las... que exigência dura Cristo nos faz. Bom, nem sei como que minha reflexão veio parar aqui, as vezes tenho esses devaneios, essas inquietações. Mas comecei o post querendo dizer que Deus é perfeito em tudo o que faz e para aqueles que me olham torto: foda-se (desculpem mas as vezes um palavrão lava a alma). Eu sou feliz nas escolhas que fiz. Poderia ter escolhido viver uma vidinha medíocre, mas escolhi tentar fazer diferença para as pessoas e para o mundo, e espero conseguir. Se ao menos uma das minhas crianças, dos jovens com quem já convivi, se tornar um pouquinho melhor por causa daquilo que eu fiz, já terá valido a pena.

"Não que eu seja diferente. Eu quero e preciso das mesmas coisas que as outras pessoas. Trabalho, dinheiro, casa, amigos, amor. A diferença é que eu quero mais que isso. Mais que o trivial, que o comum. Muito mais." (Tati B.)


Nenhum comentário: